segunda-feira, 31 de agosto de 2009

7 tropas de elites mais fodas do mundo

Existem pelo menos sete cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de dificuldade. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiro, que ganhou fama com o filme Tropa de Elite, que mostra o cotidiano de seus integrantes. Outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS)

De onde é - Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Função - Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas

Duração do treinamento - 3 meses e meio

Como é - O primeiro mês é o "inferno", de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: "O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme". Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos...

Piores momentos - Uma marcha de 120 quilômetros a cavalo... sem sela! Há ainda um teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. "Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal", diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.

GATE (GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS)

De onde é - Tropa da Polícia Militar de São Paulo

Função - Existe desde 1989. Atua no resgate de reféns e em rebeliões em presídios

Duração do treinamento - 6 semanas

Como é - Inclui invasão tática, aulas de tiro de precisão e técnicas de negociação com criminosos. "É um treinamento muito puxado fisicamente, mas sem humilhação e mais técnico que o do Bope", diz Rodrigo Pimentel, que fez os cursos dessas duas unidades brasileiras.

Piores momentos - Uma cena famosa do filme Tropa de Elite aconteceu de verdade com Pimentel durante o treinamento no Gate. Seu instrutor no curso destravou uma granada e o mandou segurá-la para se manter acordado. Se ele largasse, a granada explodia! Sofrer torções e escoriações durante os exercícios também é muito comum.

GIGN (GRUPO DE INTERVENÇÃO DA GUARDA NACIONAL)

De onde é - França

Função - O GIGN surgiu em 1974 - dois anos depois do atentado na Olimpíada de Munique - para atuar no resgate de reféns e em casos de seqüestro de aviões

Duração do treinamento - 6 a 8 semanas

Como é - Inclui aulas de artes marciais (como krav-magga) e manuseio de explosivos. É apontado como um dos melhores treinamentos de armas de fogo no mundo, visando paralisar, e não matar, o oponente. Cerca de 10% dos voluntários são aprovados. Mantém programas de intercâmbio com tropas de outros países.

Piores momentos - O mais duro é passar no teste final, que avalia a capacidade do atirador. Além de ser o exercício mais difícil, tem o maior peso na pontuação geral. Desde a fundação do GIGN, sete agentes já morreram nos treinamentos!

GSG9 (GRUPO 9)

De onde é - Alemanha

Função - Criado um ano após o atentado na Olimpíada de Munique de 1972, o GSG9 foi uma das primeiras unidades a surgir para combater terrorismo. Atua também em caça a fugitivos e resgate de reféns

Duração do treinamento - 22 semanas

Como é - O curso inclui operações com aviões e esqui, uso das armas preferidas por terroristas e treinamentos em cooperação com outras unidades de combate ao terrorismo no mundo. De cada cinco candidatos, um é aprovado. Essa unidade ganhou todas as competições do Swat World Challenge, em 2005, uma espécie de olimpíada das tropas de elite.

Piores momentos - A identidade dos agentes da GSG9 é considerada top secret e, por isso, ela é a força que divulga menos detalhes sobre seu treinamento. Mas passar nas provas de tiro não deve ser moleza: os policiais são treinados para sacar e disparar uma arma em no máximo um segundo!

SWAT (ARMAS E TÁTICAS ESPECIAIS)

De onde é - Estados Unidos. Existem diversas equipes da Swat. A mais antiga é a de Los Angeles, criada nos anos 60

Função - Os policiais da Swat são especialistas em entrar em edifícios e fazer o reconhecimento da área. Atuam ainda na prisão de fugitivos

Duração do treinamento - O curso da Swat de Los Angeles dura 30 dias

Como é - O treinamento é semelhante ao de forças militares. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ele tem menos matérias que o de outras tropas. Isso porque as especializações são feitas posteriormente em temas como armamentos e explosivos.

Piores momentos - Existem muitas atividades físicas puxadas, mas o mais arriscado mesmo são os treinamentos de tiro, que envolvem simulações e muita ação. Já houve pelo menos um caso de morte por tiros acidentais no curso básico e muitos outros em treinamentos para agentes já formados.

LE RAID (PESQUISA, ASSISTÊNCIA, INTERVENÇÃO E DISSUASÃO)

De onde é - França

Função - Unidade de combate ao terrorismo da polícia nacional francesa, criada em 1985, que conta com cerca de 60 membros

Duração do treinamento - 9 meses

Como é - Não é preciso ser um policial para tentar ser aprovado no treinamento do grupo, que inclui aulas de luta (com ênfase no boxe), tiro, pára-quedismo e ações com cães supertreinados - uma das especialidades do Le Raid. Há ainda provas que testam o candidato em situações extremas, como a resistência à claustrofobia. Algumas equipes da unidade também desenvolvem habilidades psicológicas para a negociação com criminosos.

Piores momentos Num dos testes, os aspirantes atravessam um túnel, completamente escuro, enquanto instrutores atiram a menos de 10 centímetros de suas cabeças. Cães são soltos para desorientar os alunos, que são equipados com colete e capacete.

OMON (GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA)

De onde é - Rússia

Função - Surgiu em 1979 para cuidar da segurança da Olimpíada de Moscou de 1980. É especialista na solução de seqüestros

Duração do treinamento - 4 meses

Como é - Os candidatos são incentivados a seguir ordens cegamente. Os exercícios enfatizam o combate corpo a corpo e ensinam como lidar com crises em áreas urbanas. Mas há também um lado não tão "elite" da tropa: os agentes do Omon também são treinados para reprimir manifestações

Piores momentos - No teste final, o aluno tem de partir para a agressão contra cinco membros treinados da Omon. Se conseguir ficar de pé por três minutos em cada uma das brigas, é aprovado! A Omon perde oficiais com freqüência por participar de situações de alto risco. Em 2000, 20 policiais foram executados por membros do movimento separatista do território da Chechênia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu ja fiz parte parte do RAID pelo passado e posso dizer que voces se enganaram em 1 aspecto: os pre-requisitos para fazer parte da unidade, não é qualquer um que pode se juntar ao RAID, você precisa ser policial operacional ou do GIGN ou do GIPN durante no minimo 5 anos antes de ser autorizado a fazer o processo seletivo que este tem duração de 12 meses (este processo seletivo é parecido com o Serviço Militar brasileiro mas mais focado na especialidade do grupo do que na guerra).

Isto era na minha época, agora estou com 70 anos e aposentado, pode ser que hoje em dia tenha mudado algo mas não quero acreditar que facilitaram tanto a entrada de pessoas.